As Perguntas de Jesus

Em nenhum outro momento da história, o homem se viu cercado por tantas informações e nunca foi tão fácil ter acesso à elas. Isto não é ruim, mas precisamos estar conscientes de que este excesso de informações implica em alguns cuidados. Estamos tão acostumados a ter respostas fáceis para quaisquer dúvidas que deixamos de pensar nas perguntas que ouvimos.

E temos transportado este medo e esta preguiça de nos questionarmos para nossa vida espiritual. Temos medo de pensar nas coisas de Deus. Queremos que alguém nos traga todas as respostas prontas…

Certa vez li em algum lugar a seguinte frase: “Se Jesus é a resposta, qual é a pergunta?”. Sabemos que Jesus é a razão da esperança que há em nós, Ele é a resposta e disso eu não tenho a menor dúvida, mas aquela frase ficou gravada em meu espírito…

Qual é a pergunta? Quais são as perguntas? Queremos respostas de Deus para tudo, mas será que estamos preparados para ouvir as perguntas que Deus nos tem feito?

Jesus era imprevisível e os religiosos de sua época não ficavam à vontade com isto, pois Ele sempre os surpreendia. Você já prestou atenção aos Evangelhos? Quantas vezes alguém se aproximou de Jesus com uma pergunta e, ao invés da resposta que esperava, recebeu de Jesus outra pergunta. Jesus ministrava através de suas perguntas. Ele não fazia isto porque não sabia as respostas, mas porque queria que aqueles que perguntavam refletissem sobre o que estavam perguntando.

LC 2:46: “E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.”

Jesus dirige suas perguntas a três grupos de pessoas;aos fariseus, aos excluídos e necessitados e aos seus amigos.

Você está preparado para ouvir suas perguntas?

#1. AS PERGUNTAS AOS FARISEUS

Os fariseus eram judeus que conheciam profundamente as Escrituras. No entanto, se preocupavam em manter sua crença como algo aparente e não propriamente como um relacionamento com Deus. Preocupavam-se em manter a Lei, em observar rituais, jejuns, orações e esmolas, mas se afastaram da essência da lei: o amor e da piedade.

Quando os fariseus interrogavam Jesus, não formulavam perguntas sobre assuntos que gostariam de conhecer. Não estavam preocupados no conhecimento que obteriam, ao contrário, questionavam Jesus num tom de acusação com um só objetivo, “invalidar” Sua autoridade como “filho de Deus”.

E Jesus, conhecendo a malícia de seus corações — como lemos em Mateus, fazia perguntas que confrontavam a religiosidade daqueles homens.

MT 22:17–18: “17 Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não?18 Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia,respondeu:Por que me experimentais, hipócritas?”

A reação de Jesus soa dura muitas vezes, mas não podemos perder de vista a certeza de que em tudo Jesus era movido pelo amor. desta forma suas perguntas não tinham o propósito de acusar aqueles homens, mas de fazê-los enxergar que tinham abandonado o principal: o amor.

#2. AS PERGUNTAS AOS NECESSITADOS

MT 20:30–32: “30 E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixãodenós!31 Mas a multidão os repreendia para que se calassem; eles, porém, gritavam cada vez mais: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!32 Então, parando Jesus, chamou-os e perguntou:Que quereis que eu vos faça?”

JO 5:6: “Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?”

JO 8:10: “10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?”

O que um cego quer que se faça? Um enfermo há 38 anos quer ser curado? A mulher adúltera poderia e iria ser apedrejada, mas todos aqueles que a acusavam se retiraram… e Jesus pergunta… “Ninguém te condenou”? Será que Jesus estava sem assunto? Que perguntas óbvias! Um cego quer enxergar, um enfermo quer ser curado, se todos foram embora é claro que ninguém condenou a mulher adúltera…

Mas será que é tão óbvio assim? Não é! Talvez tenham sido as perguntas mais duras que eles tenham ouvido, porque para respondê-las precisavam confessar seus pecados e suas necessidades. Cada resposta foi uma confissão! Mas, ao respondê-las enxergaram a misericórdia e a compaixão de Deus da forma mais clara possível. Enxergaram a graça operando em suas próprias vidas.

#3. AS PERGUNTAS AOS DISCÍPULOS

As perguntas aos amigos, aos discípulos talvez sejam as perguntas mais difíceis de serem respondidas. Em cada questionamento, Jesus nos provoca a sair da superficialidade para viver algo mais profundo. E hoje, como amigos e discípulos, também vamos precisar respondê-las.

3.1 A QUEM PROCURAS?

JO 20:15: “Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei”.

Quem você tem procurado? Esta é a primeira pergunta de Jesus a cada um de nós. Você ainda procura Jesus entre os mortos? Você ainda o vê na cruz, ainda o vê preso a um sepulcro? A primeira pergunta que precisamos responder é exatamente esta: Cristo vive? Você crê que ele é real, você crê que Ele não está mais preso a uma cruz? Que Ele ressuscitou?

3.2 E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU?

MT 16:13–15: “13 Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? 14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. 15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?”

Como responderíamos? Quem é Jesus para você? Mais um profeta? Um menino na manjedoura? Uma estátua presa a uma cruz? Ou o próprio Filho de Deus, o Verbo, aquele que preferiu morrer a viver sem você?

Você realmente conhece Jesus? Não estou falando em ter ouvido falar dele, mas em ter experiências com Ele. Estou falando de andar lado a lado com ele, estou falando de intimidade.

3.3 AMAS ME MAIS DO QUE ESTES OUTROS?

JO 21:15: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?”

Você crê que ele está vivo? Você sabe quem Ele é? Perguntas relativamente simples se compararmos com a terceira delas. Jesus não pergunta se o amamos, esta não é a questão. Sua pergunta é muito maior: Você me ama mais que os outros? Você me ama mais do que eles me amam? Tudo na Bíblia tem a ver com amor. E Deus não espera apenas amor, mas espera um amor maior do que tudo… maior do que todos. Você me ama mais do que os outros me amam?

3.4 QUEREIS VÓS TAMBÉM RETIRAR-VOS?

JO 6:67: “Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?”

Muitos me abandonaram, você quer fazer o mesmo? Até onde vai sua fidelidade? Você também vai me deixar?

EU QUERO RESPOSTAS, EU NÃO QUERO PERGUNTAS!

Tantas vezes andamos ansiosos para que Deus responda a cada uma de nossas perguntas: “O senhor se esqueceu de mim?”, “O que vai acontecer com minha vida?”, “Porque o Senhor não faz nada?”. Você pode procurar as respostas em todos os lugares, mas você nunca vai entendê-las se antes não tiver respondido às perguntas que o Senhor tem feito.

Você crê que Ele vive? Quem Ele é para você? Você o ama mais que os outros? Você vai abandoná- lo? Não tenho a menor pretensão de te ensinar a responder a estas questões. E, mesmo que eu quisesse, não poderia fazê-lo. Não há como caminharmos com Deus através das experiências de nossos irmãos, de nossos pastores, de nossos pais — por mais espirituais e íntimos de Deus que sejam. Eles podem apenas nos orientar e nos encorajar, mas cada uma destas respostas precisam ser geradas em nosso coração e o Senhor anseia por ouvi-las. Eu oro para que seja hoje o dia em que o Senhor ouça suas respostas!

Anúncios
As Perguntas de Jesus

2 comentários sobre “As Perguntas de Jesus

  1. Saulo disse:

    Sei que não tem nada a ver com o que vc postou, mas vc é aquele que tem as músicas do primeiro CD do Ministério Zoe? Pq nesse link, faz menção a vc (pelo menos eu acho que é vc)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s